GPTW Mulher
A diversidade e a inclusão estiveram em evidência na premiação virtual do Great Place to Work Brasil, realizada na noite da última quarta-feira (24/6). O Departamento Nacional (Sede e Polos) do Sesc, que já tem a certificação de Excelente Empresa para Trabalhar, foi incluída no ranking das 35 melhores grandes empresas brasileiras para as mulheres trabalharem, o GPTW Mulher.
Práticas que evidenciam o protagonismo feminino e valorizam a equidade na instituição, como o estabelecimento dos comitês de diversidade e de ética, foram essenciais para a conquista. Dentre os mais de 1.100 funcionários do Departamento Nacional do Sesc, cerca de 45% são mulheres, ocupando cargos de nível operacional e estratégico. Na Sede, a categoria representa cerca de 50% da equipe, sendo que 27 estão em cargos de gestão em todos os níveis.
A representatividade feminina é notória também em funções de alta liderança, como é o caso das Diretoras Lucia Prado (DPS) e Luiza Saraiva (DDI), bem como da Superintendente do Sesc Pantanal, Christiane Caetano, e da Gerente Administrativo-financeira da Escola Sesc, Elizabeth Martins. E, ao contrário do que se vê no mercado, não há diferença salarial entre homens e mulheres em cargos equivalentes.
Para essa escolha, foram levados em consideração também os resultados da pesquisa de clima 2019 e o relatório da Gerência de Recursos Humanos, que analisa informações demográficas e de práticas internas.
O GPTW Mulher é uma iniciativa do GPTW (Great Place to Work Brasil), com o intuito de promover discussões sobre o posicionamento da mulher na sociedade. Esta foi a 4ª edição do evento, e, pela primeira vez, foi aberto para o público de forma online e gratuita.