Gostos culturais

As preferências de manifestações culturais como dança, artes cênicas, exposições, arquitetura, música, leitura e cinema revelam o que os brasileiros valorizam e onde buscam entretenimento. Estabelecem a influência de determinados gêneros na formação do gosto cultural de acordo com as características de cada região do país.

Sobre o uso da televisão, 62% assistem somente à TV aberta e 28% assistem tanto a programação da TV aberta quanto a da TV fechada.  Em relação ao que gostam de assistir, as novelas, filmes e jornais figuram os primeiros lugares e indicam que as novelas são a opção de entretenimento favoritas dos brasileiros nesse veículo de comunicação.

A origem dos filmes mostra a preferência do público às produções americanas e a frequência com que assistem filmes nacionais, além disso, mapeiam os gêneros favoritos dos entrevistados.Cerca de 39% preferem filmes de aventura ou ação, 38% gostam mais de comédias e 20% romances. Temática social e musical são os menos vistos, apenas 2%.

Os números sobre os gêneros de teatro que gostam indica que 33% das pessoas entrevistadas preferem comédia, enquanto 28% não sabe ou nunca assistiu.  Já as exposições são atividades pouco procuradas pelo público, 14% vão à exposição de artes, 26% nunca foi e 26% não gosta de nenhum gênero de exposição.

Dentre os gostos musicais, 40% indicam que o Sertanejo é o estilo favorito e a MPB aparece em segundo lugar com 23%. As danças prediletas são o forró, 22%, dança de salão, 11%, e samba também com 11%.

O resultado da pergunta sobre a quantidade de livros lidos nos últimos 6 meses revela a frequência literária do público, 58% dos entrevistados não leram nenhum livro nesse período. Os temas literários mais procurados são romance ou ficção, seguidos pela bíblia e por livros de cunho religioso e espiritualista.