Hábitos culturais

Hábitos culturais investigam o comportamento, disponibilidade e frequência com que os entrevistados consomem ou produzem cultura. São um mapa da participação de bens e serviços culturais na vida dos brasileiros.

A maneira sobre como se informam a respeito de atividades culturais revela que os entrevistados buscam informações e sugestões com amigos, parentes e colegas, seguido pela divulgação na mídia e pela divulgação na internet.

De segunda à sexta, 58% dos entrevistados gasta o tempo livre com atividades em casa. Nos fins de semana, 34% das pessoas alegam realizar atividades em casa, 34% buscam atividades de lazer e 9% costumam dedicar-se à práticas religiosas.

No que diz respeito às produções culturais, a pesquisa revela que parcela de brasileiros engajados na ampliação da cultura é muito pequena. Apenas 15% dos entrevistados afirmam que cantam em grupo ou individualmente, 13% praticam alguma dança e 10% tocam instrumentos. As atividades menos produzidas são teatro e expressão corporal, cada uma soma apenas 1% dos entrevistados.